Os municípios de Agrestina, Altinho, Cupira e Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco, se apresentaram na tarde de ontem (27) no projeto Conexões Municípios – Famtour Virtual, da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE). O projeto de turismo virtual visa apresentar os atrativos das cidades pernambucanas aos profissionais da área de Turismo e possibilitar a criação de roteiros e passeios quando a pandemia estiver controlada.

Famtour é um projeto turístico que consiste em convidar agentes de viagens para uma visita técnica, a fim de que conheçam o local, formulem roteiros, e saibam entregar a melhor experiência ao visitante. O Famtour online foi pensado para minimizar o impacto sofrido pelo setor nesta pandemia. Com uma visita guiada, de forma online, os agentes de turismo puderam conhecer os atrativos das cidades, apresentados pelas secretarias municipais de Turismo. O objetivo é a realização de passeios presenciais por esses roteiros quando for possível.

O roteiro de Agrestina, Altinho, Cupira e Lagoa dos Gatos, intitulado Encantos do Agreste, foi apresentado oficialmente através da plataforma Google Meet. Quarenta pessoas participaram do encontro virtual, entre elas representantes dos 4 municípios, da secretaria estadual de Turismo e Lazer e agentes de viagens de diversas regiões de Pernambuco.

No roteiro Encantos do Agreste é possível encontrar atrativos seculares, históricos, culturais, naturais, gastronômicos e de compras. O roteiro integrado dos três municípios é um delicioso passeio por capelas, memoriais, ateliês, mercados culturais, reservas ecológicas, cachoeiras, exposições de arte, pedalinhos, restaurantes, mirantes, comunidades tradicionais e muitos outros. A ideia é fazer com que esses destinos sejam vendidos em breve, pelos agentes, às pessoas que desejam visitá-los.

Para a turismóloga e diretora de Turismo de Agrestina, Anayran Santos, o Famtour é uma das etapas mais importantes da promoção de destinos, pois é a ponte entre quem vende e quem consome o roteiro. “Chegamos agora numa etapa mais avançada, que é a etapa de comercialização. Ela não pode acontecer agora, mas quando isso for possível já voltaremos com uma nova realidade para o turismo dessas cidades”, disse.