Como forma de incentivar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do nosso município, a Secretaria de Educação e Esportes colocou em prática o projeto “Tradição e Cordel nos Festejos Juninos”, que teve sua grande culminância realizada na tarde de ontem (8), pela plataforma Google Meet.

Durante todo o mês de junho, os estudantes da modalidade EJA de oito escolas municipais deram um mergulho na cultura local e nordestina, sob condução e apoio da secretaria, Departamento de Ensino, educadores, e da coordenadora da modalidade no município, Juliana Joadan. Cada escola trabalhou um tema que integra o universo do ciclo junino, entre eles o cordel, a história dos festejos juninos de Agrestina, a história dos artistas regionais, xilogravura, quadrilhas, trio pé de serra, religiosidade nos festejos juninos e as danças, como forró, xaxado, mazuca e baião. Na culminância, realizada ontem, cada escola realizou a sua apresentação, através da plataforma Google Meet.

Apesar das dificuldades tecnológicas em se trabalhar Educação de Jovens e Adultos, especialmente nas localidades rurais, o projeto foi um grande sucesso. O objetivo é fazer com que eles aproveitem suas próprias experiências e raízes nordestinas para construir seus trabalhos, e se vejam parte integrante da construção dessa cultura. Essa é a primeira vez que um projeto desse porte é realizado com os alunos da modalidade, que ficaram muito empolgados com a iniciativa.

Para a secretária de Educação e Esportes, Fátima Lira, é preciso fazer com que os adultos que não concluíram seus estudos voltem a se encantar com a escola. “Não podemos apenas oferecer conteúdos programáticos. Um ensino regular não é a melhor fórmula para o aluno da EJA. Por isso esses projetos são tão importantes, pois despertam nesses jovens, adultos, senhores e senhoras a vontade de estar na escola e de se envolver socialmente com as pessoas”, explicou.

Educação e cultura caminham juntas:

Uma grande parceira do projeto foi a Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina, que cedeu uma parte de seu acervo para a exposição dos estudantes. O acervo contava com fotografias antigas, figurinos e cartazes de São Joões que ficaram marcados na memória dos agrestinenses. A secretaria parabenizou o trabalho desenvolvido pelos alunos e informou que em breve a população contará com uma grande exposição sobre o São João da cidade. “A ideia foi tão boa que decidimos ampliar o projeto. Queremos mostrar essa riqueza cultural ao povo de Agrestina”, disse o secretário da pasta, Josenildo Santos.