O Governo Municipal de Agrestina, através da Secretaria de Educação e Esportes, lançou no último dia 27, a exposição “Minha Cidade tem História e Memórias”, um projeto de resgate histórico executado pela secretaria, equipes gestoras, educadores e estudantes das escolas públicas municipais. A iniciativa, que oportunizou à população conhecer a história da cidade, fez parte da programação pelos 93 anos de Emancipação Política de Agrestina.

A exposição foi a culminância do projeto de mesmo nome, vivenciado nas escolas municipais nos últimos dias. Após um período de pesquisas, as escolas expuseram seus trabalhos em um projeto com uma grande estrutura, na Quadra Municipal Poliesportiva Joelson de Souza Mendes.

O lançamento da exposição aconteceu na última segunda-feira, dia 27, e contou com a presença de diversas autoridades municipais, como o prefeito, Josué Mendes, o vice-prefeito, Matheus Nunes, o presidente da Câmara de Vereadores, Givaldo Leite, e demais representantes do Poder Legislativo, secretários de Governo, convidados ilustres e toda a comunidade escolar. O momento contou com diversas apresentações culturais, em parceria com as secretarias de Cultura e Turismo, de Desenvolvimento Social e Juventude, e da instituição social, APAE Agrestina.

A secretária de Educação e Esportes, Fátima Lira, falou sobre a iniciativa. “Lamentavelmente não pudemos realizar nosso tão bonito desfile cívico, então precisávamos de algo que trouxesse as memórias da cidade para todos”, explicou. Falou também sobre o sentimento de ver os alunos se mobilizando e se debruçando sobre sua própria história. “Foi de uma felicidade muito grande ver os autores dos nossos símbolos oficiais e demais personalidades se emocionando com as homenagens, com o trabalho dos alunos. Isso é educação! Trabalhamos temas transversais. Levantamos nossa cultura”, afirmou.

Na exposição, foi possível conhecer os aspectos culturais, econômicos, políticos, geográficos, turísticos, gastronômicos, religiosos, símbolos oficiais, história das vilas rurais e muitas outras curiosidades de Agrestina. O professor e historiador, Paulo Junior, explicou a importância e o impacto de um projeto como este para um município. “Essa iniciativa é de extrema importância para salvaguardar a memória coletiva, que muitas vezes se perde ao longo do tempo. Com o incentivo a um trabalho como este, a gente consegue recuperar boa parte dessa memória e contá-la para nossos descendentes”, disse.

O prefeito do município, Josué Mendes, parabenizou toda a comunidade escolar pela mobilização e preservação da memória. “A política, a religiosidade, as tradições. Sabemos que fazemos parte disso. E vocês são a continuidade. Vocês são a história de Agrestina!”, declarou.