Agrestina e mais cinco municípios que compõem a Região Turística Encantos do Agreste, entre eles Panelas, Lagoa dos Gatos, Altinho, Cupira e São Joaquim, estiveram reunidos para tratar da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e demais pleitos que devem trazer benefícios aos municípios. O encontro na sede da Prefeitura de Agrestina, na última sexta-feira, 21.

As regiões turísticas, assim como a Encantos do Agreste, são territórios que possuem características similares ou aspectos em comum, como identidade histórica, cultural, econômica, geográfica, entre outras. As regiões turísticas possuem uma instância de governança regional, através dela é possível obter reconhecimento legal a nível nacional e com isso desenvolver o turismo de forma conjunta e regionalizada. As regiões turísticas são desdobramentos do Programa Nacional de Regionalização do Turismo. 

Outro importante instrumento que também faz parte deste programa é o Mapa do Turismo Brasileiro, é através dele que o Ministério do Turismo define a área e o recorte territorial a receber prioridade no desenvolvimento de políticas públicas.

Na ocasião, a nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que acontecerá no mês de fevereiro, foi discutida. Além de outros pleitos que serão cobrados à União e ao Ministério do Turismo para melhoria da estrutura nos municípios. 

Entre as ações que acontecerão nos próximos dias, está a realização do Famtour, uma espécie de visita técnica, ou tour de familiarização, onde as rotas turísticas destes municípios passarão a ter um reconhecimento formal. Serão três dias e duas noites explorando os encantos desse pedaço de Agreste, com a presença de jornalistas e trabalhadores do setor, visando promover esses destinos e fazer com que as pessoas conheçam as belezas do seu próprio lugar. 

O Famtour da Região Turística Encantos do Agreste está pré-agendo para março deste ano.

Texto: Aguida Barros

Fotos: Adriano Monteiro

Skip to content