Os secretários municipais de Turismo dos municípios de Agrestina, Altinho, Cupira, Panelas e São Joaquim do Monte, integrantes da Região Turística Encantos do Agreste, cumpriram agenda em Brasília (DF), nos dias 4 e 5 de agosto, para apresentar a região aos órgãos brasileiros e fortalecer o turismo regional. O encontro foi articulado pelo município de Agrestina, que é interlocutor da Região Encantos do Agreste desde a sua criação.

Na ocasião, os secretários municipais tiveram a oportunidade de participar da pauta do ministro do Turismo, Gilson Machado, e de visitar a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), onde foram atendidos pela técnica, Mônica Costa, e puderam esclarecer dúvidas a respeito do fortalecimento das rotas de turismo, ações de incentivo ao turismo na região, sobre o Mapa do Turismo, e conhecer de que forma a confederação pode contribuir com os municípios.

Os gestores também cumpriram agenda na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), onde foram recebidos pelo presidente, Carlos Brito, e pelo diretor de Marketing, Silvio Nascimento, onde aproveitaram a ocasião para apresentar a Região Turística Encantos do Agreste e discutir ações inerentes ao crescimento e fortalecimento da região.

Em seguida, conheceram a Associação Nacional dos Secretários de Turismo (Anseditur), e a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, onde foram recebidos pela secretária, Vanessa Monteiro e sua equipe, com o objetivo de conhecer o seu funcionamento e participar de uma importante troca de experiências e saberes com representantes de outras regiões do país.

“Foi um momento muito rico, onde nós pudemos conhecer realidades diferentes da nossa, e formas inspiradoras de se trabalhar o fortalecimento do turismo”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, e interlocutor da Região Turística Encantos do Agreste, Josenildo Santos.