Um encontro com gestores de turismo visando o desenvolvimento do setor nas regiões Agreste e Mata Sul foi realizado na manhã de ontem (14), na sede do Consórcio dos Municípios do Agreste e da Mata Sul (Comagsul). O encontro contou a participação de prefeitos, secretários municipais e gestores de turismo de 22 municípios consorciados no órgão.

O encontro foi fruto de uma articulação realizada junto aos ministros do Turismo, Gilson Machado, e Cidadania, João Roma, durante suas passagens por Pernambuco no dia 19 de junho. Os ministros de Estado solicitaram que os municípios se reunissem para selecionar três pautas comuns a todos, nas áreas de turismo, cultura e cidadania, para serem levadas até os ministérios com o objetivo de destinar os recursos necessários para cada município.

O momento foi conduzido pelos prefeitos de Altinho, e também presidente do Comagsul, Orlando José, de Agrestina, Josué Mendes, de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins, e de Jupi, Marco Patriota, junto a demais gestores públicos. Cada município, representando no encontro, apresentou suas principais demandas de estruturação e equipamentos turísticos.

Três pautas em comum a todos foram levantadas durante o diálogo, coordenado pelo secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos. As pautas serão levadas aos ministérios para que o recurso seja liberado aos municípios. Melhoria de vias, memorial, e pórtico/letreiro foram as três demandas predominantes na maioria dos municípios. O Comagsul, que sediou e realizou o encontro, também auxiliará os gestores na execução dos projetos.

O encontro contou com a participação por videoconferência do diretor de Marketing da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Silvio Nascimento, que promoveu uma acolhida aos gestores pernambucanos e informou que a agenda em Brasília será marcada para agosto.

Para o prefeito de Agrestina, Josué Mendes, o momento foi de extrema importância para os municípios. “Foi um momento de construção de ideias e projetos em comum, tanto para a área de turismo e cultura, como para a área de cidadania. Após esse momento de escuta, ficamos apenas aguardando a agenda com os ministros, em agosto”, explicou.

Fotos: Adriano Monteiro/Decom

Skip to content