Após o temporal que atingiu Agrestina do dia 20 de maio e com as contínuas chuvas desde então, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e a de Desenvolvimento Social e Juventude, vem empenhando um esforço permanente para recuperar ruas, serviços, e setores urbanos, e prestar assistência as famílias que foram atingidas pela enxurrada.

Como ação imediata da Sec. de Desenvolvimento Social, foi feito um levantamento das áreas atingidas, onde foi encontrado um total de 84 famílias prejudicadas. Dessas 84 famílias, três estão desalojadas e encontram-se em casas de parentes e amigos. Essas famílias estão sendo assistidas com entrega das cestas básicas, e para elas foi aberto processo licitatório e requerimento de compra de colchões e lençóis.

A Sec. Infraestrutura e Urbanismo, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, imediatamente após a redução do volume de chuvas, iniciou o trabalho de desobstrução de vias e tubulações de esgotamento sanitário, além de limpeza de canais. Somente no dia 21 de maio, um dia após o temporal que atingiu Agrestina, foram retiradas quase 20 caçambas de entulhos das ruas da cidade, e diariamente vêm sendo retirada uma média de cinco caminhões de metralha, cinco caminhões de restos das podas das árvores, e quatro caminhões de entulhos. Além da média de 12 operações de desobstrução de esgoto realizadas por dia. Também vale o destaque para o trabalho de recuperação de calçamentos e pavimentos que foram danificados pelas chuvas por toda a cidade.

A Prefeitura de Agrestina pede aos moradores que colaborem com o trabalho de reparo, limpeza e minimização dos danos. A população pode ajudar não colocando lixo nas ruas fora dos horários de coleta, não mantendo materiais de construção nas ruas, principalmente a areia e materiais semelhantes, e procurando a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo para informar sobre quaisquer transtornos causados pelas chuvas. A Sec. Infraestrutura fica na rua Santa Luzia (Rua das Garagens), no Centro.

Também está disponível o contato da Defesa Civil de Agrestina para casos de emergência, a população pode acionar a DC através do número (81) 9.9917.5553.