Na manhã dessa terça-feira (20), o CAPS Agrestina promoveu uma ação lúdica, para os usuários do serviço, com foco na temática do Setembro Amarelo.  O momento, chamado de “Divertil”, envolveu jogos e atividades recreativas, e o local escolhido para a atividade foi a quadra poliesportiva do bairro Ipiranga.

Para a coordenadora do CAPS Agrestina, a psicóloga Mônica Borba, a promoção de atividades lúdicas/recreativas contribui de maneira fundamental para melhoria da autoestima e para a redução do estresse, além de aliviar sintomas da ansiedade e a angústia presentes no cotidiano dos pacientes, uma vez que esse tipo de atividade permite a expressão dos sentimentos, e facilita a comunicação e a interação social. Segundo a coordenadora, incentivar a prática de atividade física é uma boa estratégia de cuidado em saúde mental, pois proporciona momentos de divertimento e desenvolvimento motor, o que é muito benéfico para a saúde física, mental e psicológica, a saúde integral do indivíduo.

Sobre o Setembro Amarelo: “Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas”.

Fotos: Adriano Monteiro/Decom-PMA

Skip to content