A Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e em mais um ano, atende os pequenos agricultores do município ofertando aração de terras para garantir o plantio em tempo hábil e a consequentemente a colheita das lavouras, principalmente, de milho e feijão, que são cultivos sazonais. O trabalho é realizado com maquinário com arado de disco e operador custeados pelo município.

De acordo como o Ministério da Agricultura e Pecuária, Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. Ainda segundo a Pasta, fazem parte dessa categoria os pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; e o setor se destaca pela produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças.

Para o MAP, na agricultura familiar, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor, pois muitas vezes alia a produção de subsistência a uma produção destinada ao mercado.

Em Agrestina, além da subsistência das famílias da área rural, o incentivo à produção agrícola beneficia também o mercado local, já que a produção excedente é comercializada, principalmente, na feira livre da cidade e de municípios circunvizinhos.

Fotos: Jônata Daniel/Decom

Skip to content