A Vila Barra do Chata foi a primeira a receber a ação

O projeto descentraliza serviços e leva atenção ampla e próxima para comunidades rurais e periféricas de Agrestina

A Vila Santa Teresa, área rural de Agrestina, recebe, nesta terça-feira(31), das 17h às 21h, a segunda caravana do projeto Saúde na Comunidade, ação leva amplo acesso aos serviços de saúde para as localidades mais distantes do município. O projeto é totalmente idealizado, custeado, e executado pela Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. E, desta vez, a ação beneficia um total de 414 famílias, sendo 132 na Vila Santa Tereza; 217 no Sítio Saquinho; 62 no Sítio Umbuzeiro.

Além do deslocamento das esquipes e dos serviços de saúde para as localidades, uma outra estratégia usada para alcançar mais pessoas foi a escolha do horário de atendimento, que é de 17h às 21h, onde, inclusive, os trabalhadores, aqueles e aquelas que trabalham em dias e horários comerciais, poderão ter acesso aos serviços.

O Saúde na Comunidade vai ofertar os seguintes serviços:

– Atendimento do clinico geral;

– Atendimento odontológico;

– Atendimento de enfermagem;

– Vacinação;

– Coleta de exame citopatológico;

– Realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, HEPATITE B e C;

– Realização de testes rápidos para COVID-19;

– Atendimentos da regulação;

– Ventosaterapia;

– Auriculoterapia;

– Acolhimento e escuta psicológica;

– Avaliação e orientação nutricional;

– Orientações sobre a higiene do sono;

– Degustação de chás que auxiliam no sono;

– Ginástica / Dança;

– Circuito Funcional;

– Atividades lúdicas: brinquedos / desenhos e pinturas; e

– Atendimento veterinário.

A Vila Santa Teresa é a segunda comunidade que recebe a caravana do Saúde na Comunidade em menos de dois meses. E, até dezembro deste ano, outras comunidades devem receber a ação.

Serviço:

Pauta: Projeto Saúde na Comunidade