DCIM101MEDIADJI_0639.JPG
DCIM101MEDIADJI_0642.JPG

Agrestina está ficando mais iluminada e gerando uma significativa economia para todos nós. Com a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, em todos os postes de iluminação pública do município. A troca das lâmpadas teve início nesta semana, no dia 8 de janeiro. Ao todo, serão substituídas quase 1.600 lâmpadas.

A substituição das lâmpadas é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Neonergia com o objetivo de promover benefícios como economia no consumo de energia, vida longa das lâmpadas – redução da substituição, eliminação de riscos de contaminação por metais pesados para humanos e para o Meio Ambiente.

Saiba mais

De acordo com a G-Light, as lâmpadas de LED proporcionam os seguintes benefícios:

Baixo custo:

Essa é a característica mais falada quando o assunto é iluminação. A grande vantagem da lâmpada de LED é a economia de energia que ela proporciona de até 80% especificamente. Isso porque o diodo tem uma boa capacidade luminosa fazendo com que a produção de luz seja maior usando menos energia.Ou seja, boa parte da corrente elétrica que é passada pelo produto é revertida em iluminação e não em calor.

Vida útil longa:

Pela grande capacidade luminosa que as lâmpadas de LED possuem elas duram até 25 vezes mais que as incandescentes e 3 vezes mais que as fluorescentes. Uma lâmpada de LED usada por 8 horas diárias, por exemplo, pode durar até 17 anos, e ainda assim sofre pouca alteração no brilho ao longo do tempo.

Vale ressaltar também que por ser resistente à vibrações, o LED não sofre falhas na transmissão, dispensando a necessidade de reatores para o ligamento e acendendo instantaneamente.

Lâmpada segura:

Diferente das fluorescentes a lâmpada de LED não emite radiação ultravioleta nem causa cansaço visual como os outros tipos já que não possui mercúrio e nenhuma outra substância tóxica em sua composição, um sinal de que é menos prejudicial à saúde. Por possuir baixa irradiação térmica a lâmpada não esquenta tornando o ambiente bem mais confortável.

Sem contar que o funcionamento dessas lâmpadas exige baixa voltagem, o que reduz o risco de choque na hora de trocá-la e permite a instalação em ambientes úmidos como piscinas e cantos de jardim.

Sustentável:

Como não possuem filamentos metálicos, mercúrio ou substancias tóxicas na composição, a lâmpada de LED não emite poluentes ao meio ambiente e ainda pode ser reciclada.

O fato de gerar economia elétrica também classifica a lâmpada de LED como um produto sustentável. Como ela não desperdiça calor, diminui o consumo de energia elétrica, reduzindo com isso os impactos ambientais que são causados. A lâmpada de LED também não emite calor, o que pode auxiliar no funcionamento o ar condicionado, por exemplo, que utilizará menos cargas elétricas para funcionar.”

Fotos: Jônata Daniel/Decom

Skip to content