A aluna Tayane Emanuely Silva Ribeiro, 10 anos, que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Sesquicentenário da Independência, conseguiu garantir um lugar na final do Concurso Ler Bem e, pela primeira vez, leva o município de Agrestina para disputar o primeiro lugar no Ler Bem. As fases do concurso tiveram início em junho, a etapa regional foi realizada entre os dias 1 e 8 de agosto, a final vai ser realizada no dia 19 de outubro, de forma on-line.

Para conseguir avançar no concurso, a aluna passou por várias etapas e a primeira foi na própria escola, além de, em seguida, competir com alunos das demais escolas municipais de Agrestina. A criança também teve que passar pela etapa regional. Neste ano, 142 municípios participaram do Ler Bem, e a aluna agrestinense vai disputar a final com mais 17 crianças pernambucanas. Os principais critérios observados durante as etapas do concurso são: espontaneidade, entonação; e aplicação de pausas de pontuação.

De acordo com a supervisora do Sesquicentenário, Walkíria Azevedo, que acompanha pessoalmente a Tayane, um dos diferenciais da aluna é a dedicação. Segundo Walkíria, além de participar assiduamente dos projetos de estímulo à leitura da escola, a menina pratica até nos períodos de recesso escolar. A supervisora frisa também a presença e apoio da família da criança durante a participação no concurso e no dia a dia escolar. Ela diz que o pai e a mãe de Tayane, Anderson Ribeiro e Tatiana Ribeiro, são parceiros e grandes apoiadores da menina.

Para a gestora da Escola Sesquicentenário da Independência, Flaviana Albuquerque, todas as crianças da unidade escolar que conseguiram vencer as etapas municipais são excelentes, já que o “Sequi” vence a etapa municipal há sete anos consecutivos, e Tayane tem como diferencial, principalmente, a calma e a espontaneidade, e por isso conseguiu êxito nas demais fases da competição. A gestora diz ainda que a equipe de profissionais da escola tem acompanhado e dado o apoio necessário para caminhada da aluna, inclusive com suporte de profissionais de psicologia contratados pela instituição.

Agrestina participa há 10 anos do Ler Bem, e a coordenadora da Biblioteca Municipal, Maria José, que acompanha a participação do município durante os 10 anos, diz que o avanço da Tayane para a final foi uma vitória da educação municipal. A coordenadora disse ainda que todos os profissionais envolvidos, a família da aluna, e até os parentes dos educadores, riram e choraram com a conquista da menina. Maria José diz também que Tayane atingiu o objetivo do concurso e da equipe da Educação que a acompanha. Ela diz ainda que a aluna é determinada, comprometida, e que gosta de ler, por isso, tem se destacado tanto.

A alegria com a conquista da Tayane foi tamanha que a secretária de Educação de Agrestina, Fátima Lyra, organizou um momento para comemorar o excelente desempenho da pequena leitora. No espaço da Biblioteca Municipal, Tayane recebeu os agradecimentos e foi estimulada a seguir com a linda trajetória de destaque na leitura, e na educação, que ela vem construindo. Tayne foi presenteada pela gestora com bolo e um kit de livros de leitura infantojuvenil.

O Concurso Ler Bem foi criado pela Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores – Aspa, em 2011, e segundo a própria ASPA, o objetivo é, através de uma competição escolar, incentivar a formação de jovens leitores, estimulando estudantes do 4º ano do Ensino fundamental, matriculados nas escolas municipais pernambucanas. As premiações do Ler Bem são: nas fases iniciais, tablets, camisetas, e livros; e na final, o primeiro colocado receberá um notebook, e a participação no 21º Encontro Aspa, que será realizado de 02 a 04 de dezembro, com hospedagem em apartamento duplo no Enotel Resort & Spa, em Porto de Galinhas. Os segundo e terceiro lugares também recebem o notebook.

Fotos: Vanessa Novak/Decom-PMA