Na última terça-feira (16), foram inaugurados os espaços dos programas Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, e do projeto Centro da Juventude. O Criança Feliz e o SCFV são programas que já funcionam há um bom tempo e, agora, ganharam novas sedes. No caso do Centro da Juventude, se trata de implantação de um novo serviço voltado para a juventude agrestinense. Os espaços do Criança Feliz e do Centro da Juventude, ficam na Rua Dr. Afrânio de Assunção Barros; e o SCFV fica na Avenida Severino Pimentel, no Centro.

O Centro da Juventude tem objetivo de ajudar os jovens na busca por oportunidades de emprego e renda, com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência em sociedade. O CJ também abriga o estúdio para ensaios das bandas de garagem de Agrestina e para apoio e incentivo a músicos iniciantes do município. O Centro ainda oferece aulas de violino e palestras direcionadas para a população jovem.

O programa Criança Feliz objetiva o desenvolvimento integral das crianças, apoia as gestantes e a toda a família, desde o nascimento do bebê e ao longo da primeira infância, já que uma das principais finalidades dele é fortalecer o vínculo familiar e assegurar a proteção na educação das crianças, além de estimular o desenvolvimento dos pequenos por meio da aplicação de atividades lúdicas.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população, que vivencia situações de vulnerabilidade social, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade da sociedade, contribuindo, dessa forma, para o planejamento estratégico na construção de novos projetos de vida.

O enfrentamento das situações de vulnerabilidades é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência harmoniosa e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários.

Em Agrestina, o SCFV dispõe das seguintes atividades:

•      Oficinas de jiu-jitsu;

•      Oficinas de pinturas em telas;

•      Oficinas de tênis de mesa;

•      Orientação social;

•      Oficina de Violão;

•      Oficina de Futsal;

•      Atividades lúdicas;

•      Jogos de Game;

•      Atividades com o Psicólogo;

•      Jogos de tabuleiro;

•      Recreação;

•      Rodas de Conversa;

•      Palestras;

•      Interação com a Rede Socioassistêncial.

Toda a população de Agrestina, jovens, crianças, adultos e idosos, pode participar das atividades nos programas e projetos citados.

A sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude fica na Rua Prefeito Sebastião Grande, Centro.

Fotos: Jônata Daniel/Decom-PMA