Tendo como mote a campanha Março Lilás, que tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, a Secretaria de Saúde de Agrestina preparou uma semana de atendimentos noturnos, com ginecologista e coleta de material para citologia, em todos os postos de saúde da cidade, principalmente para as mulheres que têm dificuldades para acessar o atendimento e horários comerciais.

Os atendimentos noturnos são a partir desta segunda-feira(27), com início às 18h, e seguem o seguinte cronograma:

Segunda – 27/03

UBSs

Maria Alice – Ipiranga

Marcos Florêncio – Antigo matadouro

Terça – 28/03     

UBS

Lili Tenório – Loteamento de Zuzu

Quarta – 29/03  

UBSs

Theresa Maria – Posto da Santa

Pedro Mendes – Lot. Campo Novo

Sexta 31/03

UBSs

Rafael Maciel – COHAB

Maria Ribeiro – COHAB

Sobre a importância de fazer a citologia com periodicidade:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Radioterapia, o câncer de colo de útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. O exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Cuide-se! Previna-se! A prevenção é o maior gesto de amor a própria vida.

Skip to content