A Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina participou, no dia 11 de maio, na sede do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul do Estado de Pernambuco (Comagsul), de uma reunião com o 4° Batalhão de Polícia Militar de Caruaru (BPM), que tratou das novas diretrizes para a implementação da segurança pública nos eventos juninos de 2023, estabelecidos em portaria da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). 

Estiveram presentes o Major Casa Nova e o Tenente Emerson, do Planejamento do 4° Batalhão de Polícia Militar de Caruaru, policiais e representantes dos municípios que integram a  4° Companhia da Polícia Militar, como Agrestina, Lagoa dos Gatos, Cupira e Altinho. 

Na ocasião, os representantes municipais puderam conhecer todas as diretrizes da nova portaria da SDS, de que forma será realizada a atuação dos órgãos de segurança e o passo a passo para a solicitação da segurança pública nos eventos juninos, ou eventos em geral que aconteçam no período junino, de iniciativa pública ou privada. 

Todos os eventos realizados neste período, com estimativa de público superior a mil espectadores, devem cumprir a regulamentação e realizar o pedido de segurança pública à SDS. O prazo máximo para que os representantes de entidades públicas ou privadas solicitem as atividades de segurança pública para eventos compreendidos entre 2 de junho e 2 de julho, é o dia 7 de junho.  

O responsável pelo evento deverá realizar o preenchimento de um formulário online disponível no site www.pe.gov.br/sdseventos com local do evento, descrição da modalidade, estimativa de público, horário de início e término, quantidade de estruturas físicas montadas na área do evento e dados pessoais do representante. Além disso, devem apresentar num prazo de 8 dias anterior ao evento, no Batalhão de Polícia que atende a área do evento, a autorização da Prefeitura. Os representantes de eventos deverão também estar com as estruturas dos palcos montadas e prontas para serem vistoriadas com antecedência mínima de 48h antes do início do evento. 

Diante dos trâmites exigidos, a Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina (Secultur) solicita que os organizadores de evento, que desejam realizar algum evento no período junino, procurem a secretaria para mais informações. 

Skip to content