O município de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, celebrou 95 anos de Emancipação Política no dia 11 de setembro, com um evento de sucesso. O aniversário da cidade foi celebrado com solenidades, inaugurações, desfiles cívicos e shows artísticos gratuitos em praça pública. A programação segue até o dia 24 de setembro.

Nas tardes de 10 e 11 de setembro, véspera e dia principal do evento, a cidade recebeu visitantes de toda a região para assistir aos desfiles cívicos e às apresentações das bandas e fanfarras. O município, que é dono de uma das programações cívicas mais tradicionais e prestigiadas pelo público de apreciadores dos desfiles e bandas marciais, se preparou com uma super estrutura para acomodar a plateia.

“Pernambuco de bravos guerreiros e histórias imortais” foi o tema do desfile. Quem assistiu pôde fazer um passeio por Pernambuco, conhecendo as cidades, a cultura e a grandeza do estado, representado pelas escolas municipais, já as bandas e fanfarras, encantaram o público com um espetáculo de cores, sons e ritmos. Com recorde de público, a cidade se consolida na modalidade de Turismo Cívico.

A manhã do dia 11 foi reservada às solenidades, com alvorada, hasteamento das bandeiras na sede do Poder Executivo Municipal, e inaugurações.

A programação artística contou com shows do cantor Fabinho Testado, que colocou o público pra dançar ao som do forró de vaquejada, e de Raphaela Santos. Um dos maiores nomes do brega pernambucano, que vem conquistando todo o Nordeste, a cantora lotou a praça Padre Cícero com um público que trazia suas letras na ponta da língua.

O item segurança foi um dos mais elogiados por quem visitou a cidade. O evento contou com reforços da Polícia Militar (PM), segurança privada, Corpo de Bombeiros, e equipes de saúde de prontidão. O evento não registrou nenhuma ocorrência grave.

Para além das comemorações, a Festa de Emancipação Política de Agrestina é um evento de grande impacto para a economia local, com movimentação de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lanchonetes, lojas, e, especialmente, a indústria da beleza. “A expectativa que é gerada para esse evento é muito grande para diversos setores, em especial para o comércio lojista. As pessoas recebem familiares, visitantes, que compram e movimentam o comércio, gerando renda para a cidade. Sem falar na cadeia de serviços como venda de bebidas, lanches, brinquedos de festa. O saldo é muito positivo para todos”, disse a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Agrestina (CDL), Hortência Benício.

A programação em comemoração aos 95 anos de Agrestina segue até o fim do mês. Durante os dias 16 e 17 a cidade realiza o 11° Motocross da Emancipação e sedia mais uma etapa da Copa Pernambuco de Motocross. Já no dia 24, será entregue à população o pórtico da cidade e realizada uma homenagem à Dona Menininha do Alfenim, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

A festa de 95 anos de Emancipação Política de Agrestina é uma realização da Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.