Agrestina realiza programação especial referente à Campanha Setembro Amarelo

A ação abraça todos os territórios de Saúde de Agrestina

Neste mês, mais uma vez, a Secretaria de Saúde de Agrestina, por meio da equipe especializada em saúde mental e CAPS, “arregaça as mangas” e avança, com a bandeira do Setembro Amarelo, para abraçar todos os agrestinenses no sentido de acolhimento, escuta, encaminhamentos e conscientização a respeito de questões, situações, e mecanismos de ajuda em caso de sofrimento e/ou transtornos e doenças mentais, buscando proporcionar qualidade de vida, melhor convívio familiar e social, e, principalmente, evitar casos de suicídio.

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha antiestigma do mundo e é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, iniciada em 2013, e que desde 2014, conta com a parceria do Conselho Federal de Medicina – CFM, na divulgação e conquista de parceiros no Brasil inteiro. O lema de 2023 é “Se precisar, peça ajuda!”.

Segundo site oficial do Setembro Amarelo, o suicídio é um grave problema de saúde pública, com impactos em toda a sociedade. Ainda segundo a plataforma, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.

Em Agrestina, Setembro Amarelo, é aludido e discutido em todos os territórios de saúde do município, além de abarcar todas as Unidades Básicas de Saúde cuidando de pacientes, assistidos, e profissionais, e neste ano tem a seguinte programação:

 Entrevista na Rádio Alternativa FM
Tema: Setembro Amarelo “Se precisar, peça ajuda!”
Data: 08/09
Horário: 10h

Data: 13/09
Local: UBS Barra do Jardim e Sítio Sapucaia de Baixo

Data: 14/09
Local: UBS Pé de Serra do Mendes

Data: 15/09
Local: Sede do CRAS

Data: 18/09
Local: UBS Pedro Carlota

 Gincana Setembro Amarelo
Data: 19/09
Local: Quadra Poliesportiva Joelson de Souza

Data: 21/09
Local: UBS Maria Alice e UBS Marcos Florêncio

Data: 25/09
Local: UBS Santa Teresa, Sítio Umbuzeiro, UBS Barra do Chata, e Sítio Água Branca

 Pedal Amarelo
Data: 26/09
Local: Concentração na Praça Padre Cícero
Horário: 19h

Data: 27/09
Local: UBS Andrelina Tenório

Data: 28/09
Local: UBS Pedro Mendes
Horário: 9h

 I Colegiado municipal de Saúde Mental Infantojuvenil e o papel das redes nas ações de promoção e prevenção.
Data: 28/09
Local: Câmara Municipal