Vencedora irá representar o município na etapa regional do concurso 

A Secretaria de Educação e Esportes de Agrestina (Seduca) realizou na manhã de ontem (15), a fase municipal do 11° Concurso Ler Bem, em parceria com a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). A fase municipal consiste na escolha de um candidato para representar o município e disputar as etapas regional e estadual do concurso. Dez estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram do processo seletivo, que aconteceu na Biblioteca Pública Cônego Adalberto Gomes Damasceno, respeitando todos os protocolos de saúde. 

Os dez participantes da fase municipal do concurso foram os vencedores de um processo seletivo realizado em suas escolas, instituições da zona urbana e também da área rural. Foram eles: Nauanne Gabrielly, da Escola Floriano Peixoto, Felipe Raniel, da Escola São Luís, Maria Raquely, da Escola São Rafael, Isabel Wedlla, da Escola São Amaro, Emerson Guilherme, da Escola Marcionila Maria, Jullya Monik, da Escola Maria Stela, Maria Clara, da Escola Nossa Senhora da Conceição, Deyvid Oliveira, da Escola Leonila de Sousa Ribeiro, Ronald Ryan, da Escola Maria Edelvita e Geovanna Martins, da Escola Sesquicentenário da Independência. 

Além da Secretaria de Educação, Departamento de Ensino, e equipe da Biblioteca Pública Municipal, o momento contou com a participação de gestores, coordenadores, supervisores e bibliotecários das escolas participantes, que estiveram presentes, prestigiando seus alunos. 

A avaliação aconteceu da seguinte forma: os estudantes se dirigiam até o púlpito para fazer a leitura de parte do livro “A Batalha dos Mamulengos”, de Rubem Rocha Filho. Durante a apresentação, a banca avaliadora analisou critérios de seleção como espontaneidade, pausas necessárias e entonação de voz, requisitos presentes em uma boa leitura. 

Apesar de se tratar de um processo seletivo, a Secretaria de Educação promoveu um uma acolhida humanizada e descontraída para tranquilizar os alunos. O objetivo é unicamente incentivar o prazer da leitura através de uma competição saudável entre alunos dos 4° anos das escolas públicas municipais. Além do mais, o momento é uma oportunidade de aprender sobre inteligência e controle emocional,  situações que farão total diferença em seus desenvolvimentos. A secretária de Educação, Fátima Lira, falou sobre a importância que esses momentos da vida escolar possuem na formação das crianças, e o impacto que causam em seus futuros. “O momento da leitura é um despertar para a vida. A leitura nos engrandece e traz sabedoria. Quanto mais a gente lê, a gente adquire cultura, e isso é muito importante”, disse.  

A vencedora foi a estudante de 9 anos, Geovanna Martins, da Escola Sesquicentenário da Independência. Agora, ela vai se preparar, com o suporte da Secretaria de Educação, para representar o município de Agrestina na etapa regional. Todos os dez estudantes receberam certificado de participação, e os cinco melhores colocados também foram premiados. Já a Geovanna irá ganhar um tablet, e o livro da próxima etapa, este último ela  usará para ensaiar sua próxima apresentação. Para ela, que ama o sabor da leitura, o sentido de participar do concurso é se desenvolver cada dia mais. “Eu estou muito feliz por representar o município, meus professores me ajudaram muito, e agora eu vou até o fim”, disse. 

Skip to content