O Governo Municipal de Agrestina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, deu início ontem (2) ao projeto social “Ação Cidadania”, desenvolvido com o intuito de levar os serviços da Assistência Social às áreas mais afastadas da cidade. A primeira localidade a receber o projeto foi a Vila Pé de Serra dos Mendes, comunidade formada por remanescentes de quilombolas. O Ação Cidadania acontecerá uma vez ao mês em localidades diferentes.

Uma estrutura foi montada na praça central para atender os moradores com diversos serviços, entre eles atendimento jurídico, em psicologia, em assistência social, emissão de documentos, orientações, cuidados com a beleza e recreação infantil. Além disso, uma parceria entre prefeitura e o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) foi realizada, contemplando a comunidade com diversos serviços de saúde.

Na ocasião, também foi realizada a distribuição de 388 cestas básicas provenientes da Fundação Cultural Palmares (FCP) – Governo Federal – em parceria com o Ministério da Cidadania e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDFH), destinadas à comunidades tradicionais de remanescentes quilombolas de todo o país.