O Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1° de outubro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade acerca das questões do envelhecimento e a necessidade de proteção e cuidados com os idosos. Desde a sua criação, o Centro do Idoso de Agrestina (CCI), que é referência em toda a região, reserva uma semana inteira de atividades dedicadas ao tema. 

Foram cinco dias de programação, que teve início na última segunda-feira, dia 18, até a tarde desta sexta-feira (22). A programação contou com diversos serviços sociais, como inscrição no Cadastro Único e emissão de documentos, atividades lúdicas e voltadas para a saúde, como torneio de dominó e aulão de ginástica, momento de fé, palestras, com os temas “Saúde do Idoso” e “Autoestima na Melhor Idade”, e uma festividade de encerramento. 

De acordo com a diretora do CCI Agrestina, Maria Hesivone, o evento é uma forma de reforçar aos idosos que um envelhecimento com qualidade de vida é um direito de todos, garantido por lei. “Muitos idosos não conhecem seus direitos. Aqui, fazemos questão de informá-los sobre isso, e a Semana do Idoso é um reforço há mais para mostrar o quanto eles são importantes e merecem aconchego, amor e atenção”, disse. 

Texto: Aguida Barros

Fotos: Adriano Monteiro

Skip to content