Os municípios de Agrestina, Altinho e Ibirajuba se uniram para discutir democracia e inclusão social em uma Conferência Intermunicipal de Educação, realizada no dia 15, no Millennium Club, em Altinho-PE. O evento, que teve como tema “Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão”, contou com a participação de representantes dos três municípios, entre eles prefeitos, secretários municipais, educadores e a sociedade civil.

O objetivo da conferência foi alinhar as propostas construídas nas pré-conferências municipais e construir um documento fortalecido para ser levado às próximas conferências, a níveis estaduais e nacional. As conferências de educação são de extrema importância, é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que a sociedade possa participar do desenvolvimento da educação brasileira.

Na ocasião, foram discutidos os caminhos práticos para a construção de uma educação pública de qualidade, com foco na inclusão social e no respeito a todas as diferenças. Quem conduziu o conhecimento técnico foi o palestrante e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime-PE), Natanael José.

O prefeito de Altinho, que sediou o evento, Orlando José, falou sobre a importância da união dos municípios. “Essa interação é muito importante, porque um município pode buscar inspiração no outro, além disso, as ações consorciadas são mais rápidas e práticas”, disse.

Texto: Aguida Barros

Fotos: Adriano Monteiro