O sábado (20), foi o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em Agrestina. Na cidade, três salas de vacinação funcionaram de 8h às 12h, na Praça Padre Cícero, UBS Maria Alice e UBS Rafael Maciel. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, no Dia D, foram administradas 201 doses de vacinas contra a poliomielite e 100 contra a covi-19, além das demais vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

A campanha teve início no dia 8 deste mês e segue até o dia 9 de setembro. Durante este período, as crianças com idade a partir de um ano, a menores de cinco anos, recebem vacinação contra a poliomielite e atualizam o cartão de vacinação. A campanha também é voltada para crianças de qualquer idade e adolescentes de até 15 anos, que estejam em atraso com qualquer vacina do Calendário de Vacinação. Todas as UBSs de Agrestina, da cidade e da Zona Rural, seguem com a vacinação de campanha, de segunda à sexta-feira.

Estão disponíveis durante a campanha os imunizantes BCG, que protege contra a tuberculose; Rotavírus Humano; Meningococo C, que imuniza contra a meningite e meningococcemia; Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus Influenza tipo b; Febre Amarela; Hepatite A e a Tríplice Viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola.

O Brasil tem registrado baixas coberturas vacinais, o que pode trazer de volta doenças como a paralisia infantil, já erradicada no Brasil pelo Programa Nacional de Imunizações-PNI, além de piorar a incidência de outras doenças.

Todos nós precisamos continuar levando à sério a necessidade de receber as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

Leve a criança ou adolescente para qualquer uma das UBSs de Agrestina para atualizar a caderneta de vacinas até o dia 9 de setembro.

Fotos: Adriano Monteiro/Decom-PMA

Skip to content