Lucas Miguel nasceu na quarta-feira, dia 13 de setembro

As primeiras horas da última quarta-feira, dia 13 de setembro, trouxeram para a vida o menino, Lucas Miguel, que veio semear renovo e alegria para os seus, veio também concluir a 8ª Semana do Bebê de Agrestina e levar para casa a chave da Terra das Andorinhas, como bebê prefeito de 2023. Como terceiro filho de uma família que reside no Sítio Riacho do Peixe, na área rural de Agrestina, o bebê trouxe consigo o ar sereno e tranquilo de quem sabe que chegou na hora e no lugar certos. O Hospital Memorial Alzira Ribeiro, em Agrestina, foi o ninho que abrigou o pequeno e ofertou a ajuda e a proteção necessárias para a chegada do mais novo e genuíno agrestinense.

A mamãe do Lucas, a Jaquiele Josefa, ao receber, na manhã da quinta-feira(14), ainda na enfermaria, as equipes de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, Pastas responsáveis pelo planejamento e realização da 8ª Semana do Bebê, contou, sorridente e orgulhosa, que o neném nasceu pesando quase 4kg e que não esperou pelo parto cesárea. Ela disse ainda que estava tudo agendado e preparado para a realização do procedimento cirúrgico, mas Lucas se adiantou e ele mesmo escolheu como queria chegar ao mundo, tornando, assim, o momento ainda mais tranquilo e mais natural para todos. E rodeados de mimos, a mamãe e o bebê prefeito, receberam as equipes com a conhecida simpatia do povo de Agrestina e posaram para fotos com todos.

Em Agrestina, o bebê prefeito é a primeira criança que nasce no município após o início da Semana do Bebê. E, neste ano, a criança estava sendo aguardada desde o dia 28 de agosto. O premiado também ganha uma atenção especial ao se tornar bebê prefeito, pois, além de receber a chave da cidade e os mimos, o bebê prefeito 2022, o Lucas Samuel, teve seu sorriso estampado no material de divulgação da Semana 2023.

Segundo o Unicef Brasil, “a Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. E seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros”.

8ª Semana

2023 foi marcado por uma Semana do Bebê com uma intensa programação em Agrestina, e foram realizadas as seguintes atividades: Palestra com o tema “Práticas Esportivas Saudáveis”, na Escola Municipal Sesquicentenário; Palestra “A importância do lúdico na Educação Infantil e sua contribuição para a Educação Inclusiva”, no Centro Administrativo; Vacinação de rotina, na Creche Edileusa Ribeiro; Intervenção lúdica sobre “Prevenção a Violência Infantil, na Creche Vovó Maria; Roda de conversa sobre “Saúde Emocional”, na ETI Maria Stela; Intervenção lúdica sobre “Prevenção a Violência Infantil, na Creche Edileusa Ribeiro; Vacinação de rotina, na Creche Vovó Maria; Palestra com o tema “Impacto das telas e desenvolvimento infantil- Questões de saúde do século XXI”, na UBS Santa Tereza; Roda de conversa e conscientização sobre Higiene Bucal: Cuidando dos dentinhos, na UBS Pedro Mendes; Roda de conversa com o tema “Gravidez na adolescência”, no EREM Professor José Constantino; Evento Agosto Dourado com o tema “Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, na UBS Maria Alice; Palestra do Agosto Dourado, com o tema “Aleitamento Materno: Um ganho para toda vida”, na UBS da vila de Barra do Chata; Roda de conversa com o tema “Comer bem, faz bem”, na Escola Municipal Marcionila Maria; Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis-ISTs e testagem voluntária para HIV, Sífilis e Hepatite B, no EREM Professor José Constantino; Intervenção e conscientização sobre “Saúde bucal e práticas esportivas”, na Escola Nossa Senhora da Conceição, em Barra do Chata; Ação do Agosto Dourado com o tema “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, na UBS Marcos Florêncio; Palestra Resgatando Afeto: Quem ama cuida, na Escola Municipal Maria Edelvita; e Intervenção demonstrativa com o tema Resíduos sólidos: Qual a minha responsabilidade?, com alunos e profissionais da Escola Municipal Leonila de Sousa, no Parque Ambiental João Alves. O encerramento da 8ª Semana do Bebê foi na sexta-feira (01/09), no Centro Cultural, com acolhida; desfile das crianças das creches Dr. Jeferson e Vovó Maria; Palestra: Direito das Gestantes; Palestra: Importância do aleitamento materno para a saúde bucal e higienização bucal do recém-nascido; Palestra: Saúde mental no puerpério; lanche coletivo e sorteio de brindes.

O município de Agrestina, em consonância com o Unicef Brasil, vem buscando a ampliação e aperfeiçoamento de ações que priorizem os cuidados integrais com a saúde, a educação e a proteção das crianças nos primeiros anos de vida, além de trabalhar ininterruptamente para garantir os direitos de cada criança e adolescente, com um olhar mais centrado naqueles mais vulneráveis.

Texto: Vanessa Novak

Fotos: Adriano Monteiro