Após dois anos de pandemia, a tradicional Festa dos Professores, em Agrestina, teve sua retomada em grande estilo. A festa temática Roda de Samba da Educação foi realizada no último dia 28, dia do Servidor Público, na Quadra Poliesportiva Joelson de Souza Mendes. Todos os protocolos contra a covid-19 foram seguidos.

O evento é uma tradição na cidade desde o ano de 2001, quando foi criado pelo atual prefeito do município, Josué Mendes. O objetivo da festividade é promover reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo do ano, humanizar as relações sociais entre os profissionais da área e fortalecer a cultura de valorização aos educadores.

Neste ano de 2020, o tema escolhido fez referência a uma das mais importantes manifestações culturais do país. A quadra Joelson de Souza Mendes foi transformada em uma verdadeira cidade temática, cheia de brasilidade, para receber e homenagear os professores que integram toda a Rede Municipal de Ensino.

A fiscalização do evento ficou por conta da Secretaria de Saúde. A entrada no evento foi permitida apenas com apresentação do cartão de vacinação, constando a aplicação das duas doses, e aferição de temperatura. Também foi disponibilizada a realização de testes rápidos de detecção da covid-19.

A festa dedicada aos professores contou com a presença de toda a gestão da Educação, bem como de todo o secretariado municipal. Diversas autoridades municipais prestigiaram o evento, o prefeito de Agrestina, Josué Mendes, o presidente da Câmara de Vereadores, Givaldo Leite, e demais vereadores.

A programação contou com apresentações artísticas, culturais e homenagens. O prefeito, Josué Mendes, recebeu das mãos da secretária anfitriã, Fátima Lira, uma placa homenageando-o como gestor público comprometido com o reconhecimento aos professores. Apresentaram-se o Movimento de Dança Wanderson José, o cantor George Melo, e o grupo musical Afinasamba.

A Festa dos Professores é uma realização da Secretaria de Educação e Esportes de Agrestina.

Texto: Aguida Barros

Fotos: Jônata Daniel/ Adriano Monteiro (Decom)