As escolas polos e Biblioteca Municipal de Agrestina agora contam com exemplares da obra “Religião e Política na Terra da Mazuca: Discursos, práticas e palanques eleitorais (1960-1980)”, do historiador e mestre em Ciências Sociais, Jefferson Evânio. Em encontro realizado ontem (18), na sede da Secretaria de Educação e Esportes, o autor realizou a entrega dos livros aos gestores escolares, na presença dos secretários de Educação e Esportes, de Cultura e Turismo, e do prefeito do município.

“Religião e Política na Terra da Mazuca” é uma obra pioneira, que retrata a história política e religiosa da cidade. O autor do livro se habilitou ao edital de premiação da Lei Aldir Blanc – lei de incentivo à cultura – que versava sobre publicações e apoio à obras de literatura, categoria da qual ele foi premiado. Como contrapartida, o autor realizou a doação dos livros para as escolas e bibliotecas públicas do município. A Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina adotou a modalidade de edital para distribuição do recurso. O autor venceu o edital após validação de documentação, realizada por uma comissão técnica composta por poder público e sociedade civil, entre eles a Secretaria Municipal de Finanças e o Poder Legislativo Municipal.

Para o autor da obra, o currículo da educação brasileira é muito universalista, impedindo o fluxo de leituras que trazem os saberes locais. É neste sentido que percebo a importância da presença, na escola pública, de materiais que possam, de algum modo, instigar a curiosidade investigativa da comunidade escolar relativa a seu lugar no mundo, disse o historiador e mestre em Ciências Sociais, Jefferson Evânio.